Na noite de quarta-feira (15), o Sebrae/PR e o Ecossistema de Inovação Conecta Pinhais promoveram o 1º Encontro Aberto Conecta Pinhais, realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento reuniu empreendedores, estudantes e entusiastas para discutir temas relevantes e compartilhar experiências. 

Nesta edição, o tema abordado foi Inovação Aberta em Pinhais. Durante o encontro, foi lançado o programa Acelera Pinhais, uma iniciativa destinada a fomentar o surgimento de startups inovadoras na cidade.

O Acelera Pinhais é uma parceria entre o Sebrae/PR, o Conecta Pinhais, a Incubadora do Instituto Federal do Paraná (IFPR Pinhais) e a Outbox FAPI. O programa visa apoiar até 20 ideias de negócios inovadores em uma jornada de quatro semanas, oferecendo mentorias e workshops intensivos. O objetivo é ajudar empresas iniciantes a amadurecerem suas ideias de negócio, abordando desafios como falta de conhecimento em negócios, questões técnicas e financiamento.

Álvaro Rogério Cantieri, professor do Instituto Federal do Paraná, explicou como será desenvolvido na prática, o Acelera Pinhas: “O programa proporciona um período de pré-incubação de quatro semanas, onde essas empresas podem amadurecer suas ideias, desenvolver planos de negócio e de viabilidade financeira. Após essa fase, as empresas podem ser selecionadas por incubadoras locais”, afirmou.

De acordo com o professor, a pré-seleção será realizada com base no interesse e nas ideias inovadoras das empresas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/6BtdwMd7Cd

Além do lançamento do programa, o evento contou com o painel “Inovação Aberta em Pinhais”, no qual as empresárias Ana Heemann (Heide Extratos Vegetais) e Miusly Ferreira (Qualinova Suplementos Nutricionais) compartilharam suas experiências e discutiram as tendências e desafios da inovação aberta no contexto local.

É inspirador ver iniciativas como o Acelera Pinhais impulsionando o ecossistema de inovação local e promovendo o desenvolvimento de novos empreendimentos na região.









Deixe seu Comentário