Além de duas equipes especializadas do Corpo de Bombeiros, integram a missão enviada pelo Governo do Paraná a Petrópolis, no Rio de Janeiro, profissionais da Defesa Civil Estadual.

Ambos auxiliam nas ações de resposta, tanto na parte de organização quanto na busca e resgate das vítimas.

Nestes últimos anos, a Defesa Civil do Paraná tem atuado em diversos locais, prestando apoio a outros Estados ou à Defesa Civil Nacional. Já a equipe do Corpo de Bombeiros, composta por 10 militares e quatro cães de faro, trabalha diretamente nas ações de busca. O Grupamento de Operações de Socorro Tático – GOST, também esteve nas buscas em Brumadinho.

A tragédia em Petrópolis, ocorrida em 15 de fevereiro, causou comoção nacional devido à extensão dos estragos causados por chuvas históricas na região. Foram mais de 250 milímetros em três horas. O volume de chuvas concentradas gerou enxurradas e deslizamentos em diversas regiões na cidade, em um desastre que já soma mais de 170 mortes e mais de uma centena de desaparecidos.

Conforme as informações repassadas pela Defesa Civil Nacional, apesar de o município possuir uma defesa civil municipal bem estruturada, com monitoramento meteorológico e sistemas de alerta, além de realizar treinamentos com a população das áreas de maior risco, o evento superou os registros passados, afetando também as áreas de menor risco, o que levou à catástrofe. ANE