O município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi selecionado pelo Ministério da Saúde, para participar de uma pesquisa, que tenta traçar o perfil de infecção pelo Coronavírus na população brasileira. A cidade está numa lista de 274 municípios selecionados para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Prevcov).

Segundo a secretária municipal de saúde de Pinhais, Adriane Carvalho, o estudo deve dar suporte no desenvolvimento de ações estratégicas no enfrentamento da pandemia.
O estudo vai coletar amostras de residências previamente selecionadas em Pinhais, com base na amostra populacional da Pnad Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento deve fornecer informações da dinâmica de transmissão da doença e a sua variação, em cada região do país.

Em junho, os agentes de saúde do município devem visitar as residências selecionadas, para coleta de amostras biológicas, que farão parte do estudo.

O resultado da pesquisa deve ajudar os municípios brasileiros e o Governo Federal, a melhor planejar as políticas públicas de enfrentamento da doença, com base nas características de prevalência e mutação do vírus, em cada região do Brasil.