A Secretaria de Educação de Pinhais (Semed) informou nesta terça-feira (11) que o retorno às aulas presenciais já tem data. A Rede Municipal de Ensino retomará as atividades presenciais no dia 24 de maio. De acordo com o Plano de Retorno, neste primeiro momento, regressarão os educandos do 5º ano. Por não ser de adesão obrigatória, as atividades remotas continuarão a ser disponibilizadas para todos os educandos.

Dependendo do número de alunos que optarem por voltar às atividades presenciais, haverá revezamento. A secretária de Educação, Andrea Franceschini, salienta que as unidades de ensino estão preparadas para esse retorno gradativo. “Reduzimos a quantidade e aumentamos o distanciamento entre mesas e cadeiras nas salas de aula; colocamos informativos e material de orientação aos protocolos necessários na escola para a prevenção à Covid-19 em diversos pontos reforçando as medidas, como uso de máscara e higienização frequente das mãos; interdição de alguns espaços; local para quarentena dos materiais; disponibilização de luvas e máscaras descartáveis”, ressalta. “Os educandos e professores receberão máscaras de tecido, além das descartáveis disponíveis em todas as salas, e o cumprimento de todas as medidas será fiscalizado por uma comissão local formada pela comunidade escolar, em cada unidade”, completa Andrea.

Ainda de acordo com a secretária, para estabelecer as medidas mais seguras possíveis, uma equipe técnica elaborou um protocolo de biossegurança a ser seguido em todas as unidades de ensino. “Instituímos um comitê no município com a participação dos segmentos da educação, saúde, assistência social, conselhos voltados à área educacional, para que pudéssemos discutir qual seria o melhor modelo de protocolo para o regresso seguro. Então nestas discussões, sempre orientadas pela Secretaria de Saúde, elaboramos o protocolo para o retorno”, explica.

Fonte: Prefeitura de Pinhais